A viagem chegou ao fim..., ou melhor os post sobre a viagem!
Bem meninas, este é a última parte do tour pelo Rio. Dessa vez vou mostrar passeios no Jardim Botânico/Parque Lage, Lapa, Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional e o cartão postal mais famoso do Rio, o Cristo Redentor!
Vou começar pela Lapa.
A Lapa é um dos bairros mais movimentados do Rio, lá encontramos vários bares legais com gente legal. Ir ao Rio e não conhecer a lapa é quase impossível. Sempre quir ir lá no Bar da Boa (bar da cerveja antártica), então fomos conhecer e eu adorei! Pelo bairro tem vários bares com música ao vivo, e uns pubs bem movimentados. Os arcos da Lapa são bonitos, porém pichados e sujos. Mas tá quase impossível manter algo público limpo nesse país né?
Fomos primeiro a Biblioteca Nacional, e confesso que me decepcionei. Primeiro, tinha o pensamento de que poderia ver de perto os zilhões de livros de lá, segundo pensei que tinha mais coisas que pudéssemos ver. Quando chegamos fomos informados que só poderíamos subir até o 3º piso (já chegamos no 2º, então só tinha um andar para ver algo), depois descobrimos que a área de visitantes é muuuito restrita e só podíamos ver uma exposição de obras raras (era um espaço pequeno delimitado por fitas de proteção com cerca de 8 ou 10 obras). E na famosa sala dos livros, onde tem centenas de prateleiras e estantes cheias de livros, só podíamos ficar na entrada num espaço de 1,5 metros olhando para cima para poder ver beeem de longe as estantes. Só pode subir os funcionários permitidos e doutores de alguma coisa lá e acho que o presidente da republica também. Nem com o guia podemos pelo menos passar perto dos livros. Enfim, para realmente admirar alguma coisa lá é a arquitetura do prédio e a decoração. Só lamento. Ah, o passeio é gratuito!
Saindo do Centro, ainda fomos fechar o dia com o passeio que todo turista faz quando vai ao Rio. Isso mesmo, fomos ao Cristo Redentor!
O monumento do Cristo Redentor fica no topo do corcovado, e para chegar até ele é preciso pegar uma van, ou fazer trilha, ou simplesmente pegar o bondinho. Para ir de Van, você paga R$20(por pessoa) ao motorista, e lá em cima, para chegar ao Cristo você ainda paga mais uns trinta (nessa faixa). Para os aventureiros, a opção da trilha é uma boa. Você vai ao Parque Lage dá o nome na guarita da trilha e pode seguir subindo por 2:30 horas em nível de dificuldade alto, e lá em cima você tem que pagar trinta(eu acho) para ter acesso ao Cristo. E por fim, a nossa escolha foi o Bondinho! Além dele ser um charme, também é mais prático e viável financeiramente falando. Pagamos R$25,00 por pessoa, preço de estudante - então leve sua carteirinha/declaração da universidade e sua carteira de estudante - e esperamos a hora que o próximo bondinho ia subir (sim, tem horário entre os bondinhos). A subida é bem legal, em meio a floresta da Tijuca, e de repente tem um clarão onde podemos ver o mar do Rio. Dura cerca de 10-15 min para chegar lá em cima. Daí é só subir as escadinhas, ou pegar o elevador e escada rolante para chegar aos pés do Cristo. De perto ele é 'gigantemente' bonito, mas só olhei para a estatua umas 6 vezes. O que me chamou atenção mesmo foi a vista! É de tirar o fôlego. De lá dá pra ver todo o Rio, todas as belas praias, o pão de açúcar, parque Lage... enfim é de ficar babando umas duas horas.
Se você for na alta temporada, é impossível que o Cristo não esteja lotado. O que complica na hora de tirar uma foto legal, sempre sai inúmeros "roberts" atrás. Mas como tem lugar pra todo mundo, sempre há um jeitinho brasileiro e sua foto vai sair! Lá em cima também tem uma barraquinha de lembrancinhas. Os preços são bem "pega gringo", tipo um chaveiro custa 10 reais(geralmente aqui no NE custa 2 reias ou 3). Mas o Rio é lindo de todo jeito! Isso não tem como negar!
Um beijão, e até a próxima viagem!